Tuesday, November 30, 2010

Faça você mesmo...

Não gosto do rótulo de auto-dependente. Acho que é uma maneira ofensiva de dizer independência, e que no fundo é a mesma coisa. Noto isso desde os tempos de colégio. Sempre que a professora fazia uma enquete para fazer os trabalhos, eu votava para fazer individual. Quando eu tinha o único voto contra, pedia para fazer sozinho mesmo assim.


Eu perco tempo, às vezes quando não poderia perder; eu gasto mais do que gastaria se encaminhasse a tarefa a algum profissional. O resultado, então, deveria ser que ficaria bem feito: não fica! Fica do meu jeito. E essa é a questão. Por mais que eu perca tempo, gosto de ver a coisa acontecendo, mesmo que seja eu a pessoa que vai sujar as mãos. Em contrapartida, ganho o conhecimento, muitas vezes inútil, de coisas que eu jamais farei novamente.

Como eu sei que não é o certo a fazer, procuro me controlar. Mas aí os problemas se apresentam, e eu tento fazer a coisa pelo regulamento:

1) Problema apresentado;
2) Procurar o profissional;
3) Estabelecer a qualidade;
4) Estabelecer o preço;
5) Estabelecer o prazo;
6) Definir o profissional;
7) Entregar o problema;
8) Aguardar o prazo;
9) Problema resolvido;
10) Pagamento.

Problema 1: Celular não carrega.

1) Celular não carrega;
2) Profissional: Assistência técnica LG em Porto Alegre:
     a. Site não funciona
     b. Atendimento pelo telefone: ok.
3) Qualidade LG (sem comentários!)
4) Preço: garantia de fábrica: 360 dias, tempo de uso: 5 meses;
5) Prazo: 2 dias para diagnóstico e até 15 dias caso precise trocar alguma peça;

Travou aqui: até 15 dias para resolver qualquer problema que fosse, é um prazo absurdo. Para um celular..

Problema 2: Remover ninho de caturritas de uma torre. É necessário que a empresa que vai fazer a retirada seja acompanhada por um biólogo credenciado pela Prefeitura.

1) Remover o ninho;
2) Profissional: Biólogo credenciado:
     a. Celular direto na caixa postal;
     b. Prefeitura: telefone 99% ocupado; 1% chama até cair a ligação;

Problema 3: Carro com a lenta muito baixa, leve trepidação.

1) Lenta trepidando;
2) Profissional: Oficina X;
3) Qualidade: confiança...
4) Preço: R$150 para limpeza dos bicos injetores. Segundo o mecânico, resolve em 90% dos casos. Caso precise trocar alguma peça é passado o orçamento antes.
5) Prazo: 4 horas.

Travou aqui: 4 horas, 150 reais e um risco real de ser enquadrado nos 10% que caem no “orçamento”.

Eu não vou fazer sozinho nada dessas coisas, se bem que tentei abrir o celular, mas não achei a chave adequada. Mas é por isso que quando tenho a oportunidade de fazer eu mesmo, eu nem penso.

Monday, November 01, 2010

Adeus metrô!

Infelizmente o metrô do Serra não virá. Vamos ir aos jogos da Copa do Mundo de T-1. Torci muito pela troca de comando no Brasil, mas não deu. Espero que minha torcida no futebol, pelo Inter, seja mais efetiva. Marina 2014!

Já está no mercado (no Zaffari tem) a nova linha de geleias da Agreco. Experimentamos a de tangerina. Muito boa! Cítrica, com bastante sabor da fruta. À medida do possível temos dado preferência a produtos de origem orgânica, embora a maioria ainda pese no bolso. Mas para itens de compra menos frequente vale muito a pena.

Minhas fotos no