Monday, September 26, 2011

Metrô a caminho

Ainda deve demorar a se concretizar. Mas um importante passo está marcado para o próximo dia 14, quando a presidente Dilma vem à capital gaúcha para anunciar o metrô. Depois ainda haverá as etapas de licitações, remanejo de moradores, etc.

Mas gostei muito da notícia!

Friday, September 16, 2011

Sexta é dia de fazer aquele som!


Em dias de quase colapso mental o corpo anseia pelo fim da semana. Melhor quando precede um feriado e uma ida à praia. Sempre digo que nosso lar é o reduto mágico onde renovamos nossas energias. Posso ficar sem fazer nada de útil, o simples fato de estar ali, com a Alice e a Flora é muito reconfortante.

E se os ouvidos ainda não se acostumaram à calma, um pouco de barulho nos teclados sempre ajuda na transição.

Thursday, September 15, 2011

Pôneis Malditos

Eu achei bem legal o comercial dos Pôneis Malditos da Nissan. Não era de se duvidar que haveria reclamações quanto ao uso dos animais com ares de brinquedo.


Então esta semana ouvi que as vendas da Frontier teriam aumentado cerca de 80% após a veiculação do comercial, puxando também os demais modelos da Nissan. Dos sites que vi, nenhum indicava a fonte dos números.

De qualquer forma, quem ganhou, e muito, com as reclamações foi justamente a montadora.

Por que não podemos simplesmente debater sobre o conteúdo de um comercial? Tudo o que foge do conto de fadas deve ser denunciado? É a contra-mão da criatividade. Dos comerciais de cerveja tiraram os pobres bichos, aí partiram pro apelo sexual. Daqui a pouco vai aparecer na tela da TV, em fundo branco por abuso com o uso das cores em Arial ou Times, dentro das normas da ABNT: A Kaiser é uma boa cerveja; A Polar é daqui; Frontier – 144 cavalos-vapor.

Tuesday, September 13, 2011

Comer bem: uma luta diária

Eu e a Alice sempre fomos a prova em contrário do mito de que casar engorda. Nesses 5 anos ela manteve a forma, e eu já perdi uns, digamos, 8kg. O primeiro argumento válido foi a saída da noite. Em pouco tempo aliviei a balança e a conta bancária. Mas apenas este argumento não se sustentaria.


Depois desse primeiro passo reduzindo o tamanho das porções e o acompanhamento etílico passamos a observar a qualidade dos alimentos. Acho que o primeiro vilão a ser combatido foi a gordura vegetal hidrogenada. Esse combatido parece um termo forte. Evitado seria melhor. Porque certamente continuamos comendo. Mas quando podemos escolher, evitamos.

Mais tarde, depois de um teste de intolerância alimentar, suspendemos temporariamente alguns ingredientes que, aos poucos, retornaram ao cardápio. Nisso descobrimos um novo vilão, que passou a ser banido. Muito mais do que a gordura vegetal. O realçador de sabor glutamato monossódico. E eu adorava temperar peixes com aquele Fondor.. Puro glutamato!

Posso dizer que vivemos muito bem nessa dieta que é feita naturalmente, sem se preocupar com quantidades, apenas escolhendo produtos que não tenham esses ingredientes. Como hoje eu leio praticamente todas as tabelinhas de informação nutricional do que compramos, o sódio consequentemente diminuiu.

E agora, ao assistir ao documentário o Veneno Está na Mesa, de Sílvio Tendler, não há como não voltar as atenções à questão dos agrotóxicos. Para nós, que naturalmente já combatemos outras porcarias que tentam empurrar na nossa comida, acho que vai ser mais uma deliciosa melhora.

Minhas fotos no