Monday, April 07, 2008

Divertido...

No Divã do Amor (The Treatment) é classificado como comédia, e não deixa de sê-lo. Todavia, o que o caracteriza como tal são os diálogos sarcasticamente bem humorados, principalmente entre Jake e seu psicoterapeuta freudiano, Dr. Morales. Jake é o que comumente se chama de um homem derrotado: a mulher que o deixou está noiva e o convida para a festa de noivado. Ele vai! Profissionalmente é um professor de literatura e basquete. É no Colégio onde ele conhece e acaba se envolvendo com Allegra, mãe adotiva de um dos alunos da instituição. Ela é viúva há menos de um ano e tem mais uma filha cujo processo de adoção não foi concluído.

Tão logo Jake se descobre apaixonado por Allegra, decide que vai pedi-la em casamento, e oferecer o anel de sua mãe, já falecida, para o noivado (o mesmo anel que já fora oferecido para a ex que o deixou). Quando Jake pede o anel ao pai, conta que Allegra ainda não sabe do pedido e, conseqüentemente, se vai aceitar ou não. E o velho larga uma pérola mais ou menos no tom das outras frases que tornam o filme uma comédia:

- Não tem como você descobrir antes e me poupar de incomodações?

Ensaio sobre a cegueira

Já está disponível na rede o trailer de Ensaio sobre a cegueira, filme de Fernando Meirelles baseado no livro de mesmo nome de José Saramago.

Ganhei essa obra de formatura, entre outros livros. Como está escrito em português de Portugal, e o senhor Saramago parece que desconhecia ferramentas como parágrafo e ponto de interrogação, estou demorando bastante para ler. Mas é bom, muito bom!

Ali no lado tem o link para o blog do filme, escrito pelo próprio Fernando Meirelles.

3 comments:

Iza said...

Já viu o trailler de Blindness ?
vai lá no meu blog

eu postei lá deixe um cometário sobre o que achou.

Um abraço

clarissa said...

é um dos melhores livros que já li, vale muito a pena. tenho até medo do filme.

Anonymous said...

ahh, o saramago conhece vírgulas e parágrafos, ele só prefere não usar... é o estilo dele. no colégio tive que ler memorial do convento, no começo achei ruim, mas no fim o que eu lembro é de uma história muito boa... a falta de organização não lembro mais.

beijo!!

Minhas fotos no