Thursday, January 28, 2010

Huang Chuncai

Domingo assisti no National Geographic ao documentário sobre o Huang Chuncai, o Homem Elefante. Como eu não vi o filme de mesmo nome, achei que era o mesmo caso. Mas não, o filme trata de uma história de mil oitocentos e poucos, e o Huang, pelo que entendi, vive no sul da China até hoje. Olhando a forma como a família vive, em condições extremamente precárias, não se entende como conseguem administrar uma situação tão delicada. Para ajudá-lo, o irmão mais novo deixou a mulher; e a irmã, também mais nova, deixou o trabalho. Antes de realizar a primeira cirurgia, os tumores na cabeça de Huang somavam cerca de 20kg. Para falar precisava segurar o excesso de pele do rosto. A visão do olho esquerdo fora perdida, e a respiração era um exercício a cada dia mais difícil. Quando estava indo para o hospital, saindo pela segunda vez do pequeno vilarejo onde morava durante 30 anos, Huang disse que não imaginava que o mundo ali fora fosse tão bonito, e que se pudesse viajaria o mundo todo dentro de um carro com vidros escuros.

2 comments:

Anonymous said...

E como ele está atualmente?? Ouvi dizer que o documentário é de 2007. Já passou a 2ª parte no National Geographic? Grata!

André said...

Ontem, eu vi o documentário no National Geographic. Nunca chorei tanto, mas tanto com um documentário. Tão triste. Fiquei até constrangido de reclamar da vida vendo o sofrimento daquela família.

Minhas fotos no