Thursday, January 13, 2011

Tá acabando...

Assim que vi essas fotos de Chernobyl fui atingido novamente por um duro golpe de realidade sobre a fragilidade a que estamos submetidos por conta de nós mesmos.


As notícias que tratam de grandes comunidades, desde as que parecem menos relevantes como a falta de coleta de lixo em Porto Alegre como as de maior repercussão nacional, como as enchentes do Sudeste apontam todas para uma mesma causa: a ação inconsequente do homem. A Prefeitura de Porto Alegre diz recolher cerca de dez caminhões de lixo por dia do Arroio Dilúvio. Nesse montante são contabilizados 50 pneus diariamente.

Nas enchentes podemos entender o alto volume de chuva concentrado em um pequeno período como uma causa natural. Ou seria uma consequência do aquecimento global? Mas o mais óbvio, que divide a culpa do Governo é sempre o mesmo: ocupação indevida de áreas próximas a rios, canalização de arroios, etc.

Mas existe um serviço de coleta de lixo em Porto Alegre. E existe também um órgão que fiscaliza a urbanização das cidades. Nunca vi lixo hospitalar sendo jogado no dilúvio. Tampouco alguém se aventurar a construir um lindíssimo hotel de luxo com todos os apartamentos com vista para a Praia do Rosa. Não pode! Alguém vai lá impedir, multar. Então faltam pessoas nesses órgãos para fiscalizar mais. Faltam postos de coleta seletiva de pneus, por exemplo. Faltam lixeiras. Falta dinheiro pra tudo isso? Falta dinheiro pra empregar mais gente ou pagar melhor as pessoas que trabalham nessas áreas? Os lixeiros agora estão em greve. Deve faltar.

Só não falta para o aumento dos deputados federais, dos estaduais, dos vereadores e, agora, dos cargos em comissão. R$5 mil virou salário de fome na carreira política.

Não tenho como não ver o cenário como uma grande corrida sem rumo e uma bomba prestes a explodir. Enquanto isso não acontece tenta-se fazer o maior estoque possível de tudo: o maior salário, de preferência em cargo público, quando se pode sugerir e aprovar os próprios aumentos, a lei da vantagem onde puder sr aplicada, e o descarte de tudo o que não tiver mais uso, tão longe quanto não atrapalhe, tão perto quanto menor for o gasto e o tempo de deslocamento.

No comments:

Minhas fotos no