Friday, May 25, 2012

Restaurantinhos

Há algum tempo tenho fugido dos almoços nos grandes buffets e procurado “ser servido” em vez de me servir. Não sei exatamente quando esse movimento começou, mas imagino que foi motivado pela vontade de perder alguns quilos, há uns 5 ou 6 anos. Acho que comia por compulsão, e servia boa parte das coisas que eram oferecidas.

Aos poucos comecei a apreciar mais a qualidade de cada prato e preferia um bom espaguete grano duro à carbonara preparado para mim do que meia dúzia de “rodízio de massas” quase sem sabor, feitos para um batalhão. Nesse processo, desvendando pequenos restaurantes ou cafés que serviam pratos individuais, passei a dar valor ao ambiente calmo. Ao ponto de entrar num restaurante de buffet, observar o caos ali instaurado e sair imediatamente.
Assim, sempre que posso, tento fazer do almoço um intervalo agradável na jornada diária. Esses são alguns dos lugares que descobri, que me indicaram ou que se apresentaram de uma forma ou outra:

Bistrô Marzana
Fica dentro do Zaffari Ipiranga, logo na entrada próxima da Vicente da Fontoura. Por uma indicação de um colega do curso de italiano conheci esse agradável bistrô. Serve, além da sugestão do dia, os pratos do cardápio, com massas, risotos, e outras opções com carne, frango e peixe. Algumas saladas também. Os preços variam de 10 a 16 reais. Como se popularizou bastante, o horário do meio-dia é bem concorrido. Uma boa opção também para o final de semana. Possui uma filial na Andradas perto da Dr. Flores.

Atelier do Mar
Localizado na Couto de Magalhães, perto da Felicíssimo de Azevedo. Logo na entrada uma parreira envolve um pergolado que também é ornado com uma rede. É como uma espécie de portal pelo qual, ao se passar por ele, se deixa do lado de fora qualquer stress e agitação do trabalho. Ali dentro a decoração remete ao interior de um navio. Um mini buffet de saladas servem de entrada para duas opções de prato, uma delas peixe. Preço único de 16 pila.

Empório Mercatto
Esquina da Fabrício Pilar com Bordini.  Os dois ambientes, interno e externo, são muito agradáveis e charmosos. Se lembra uma Porto Alegre, não é a de hoje. Enquanto esperamos um couvert de pães tostados é servido com potinhos de patês. Depois, uma entrada. Sempre diferente e com ingredientes variados, desde gomos de bergamota e geleia agridoce até rabanete. Por fim, as duas opções de pratos são sempre renovados e geralmente muito saborosos. Preço único de 16 pilas.

Fiori Café
Na 24 de Outubro logo que desemboca a Lucas de Oliveira, ao lado do The Best Food. Trabalha com massas artesanais e alguns risotos. Oferece uma maia dúzia de opções bem variadas, todas elas com uma cumbuquinha de salada de entrada. Infelizmente deve ter algum problema com a fossa do prédio, pois das três vezes que fui um odor muito ruim era permanente.

Absoluto Café
Uma das melhores opções. Fica na São Manoel, pertinho da Protásio Alves. Várias opções de pratos com salada de entrada. Além da decoração descontraída e ambiente agradável, os pratos são excelentes. Destaque para a sorrentino com carne de panela. Para os que querem almoçar ao ar livre, tem duas mesinhas na calçada. Preços em torno dos 16 reais.

Santa Felicidade

Assim que puder, vá uma noite ali para jantar e peça o risoto Santa Felicidade. Sem precedentes! Os demais pratos do cardápio são muito bons, e vem à mesa nas panelas em ferro fundido esmaltado em que são preparados. Para o almoço uma sugestão do dia com salada de entrada é servida por 10 reais!
Café Divã

Na 24 de Outubro, 395, no segundo andar da galeria, o pequeno e calmo café oferece quiche com salada e algumas sugestões de massas, strogonoff, etc. Pratos em torno de 14 reais.
La Jolla

Recém instalado numa casa verde na Comendador Rheingartz. Oferece duas opções de entrada: salada ou caldo de legumes, e um bom cardápio com inspiração francesa. Preços de 12 a 15 reais.

1 comment:

Anonymous said...

ainda nao fui, mas vais gostar do:
http://www.chicafundo.com.br/
FM

Minhas fotos no