Thursday, December 28, 2006

Não gosto de Amigo Secreto...

Pra começar, de secreto não tem muito. Se a brincadeira se dispusesse ao menos a fazer jus ao nome, talvez até fosse interessante. Assim como é feito não vejo graça nenhuma. Mas isso pode ser “ranzismo” meu.

No sorteio dos papeizinhos já começam as caras feias... “Puuuutz, esse mala, de novo!!”, “Bah, nem conheço essa pessoa!”, “Ah, eu quero trocar o meu! Quem tu tirou?” É um festival de inimizade secreta sem tamanho.

É normal que não se saiba a fundo os gostos da pessoa que se tira de amigo. Valeria o bom senso e o bom gosto: um presente que qualquer pessoa acharia muito bom. Mas confiar no bom senso alheio é muito arriscado; no bom gosto, nem pensar! Para isso criou-se uma lista de sugestões, em que, na falta dessa pré-disposição a procurar algo com “a cara da pessoa”, encontra-se, ali, alguma sugestão interessante.

Só que o que era pra ser sugestão tornou-se uma lista obrigatória sem direito a quaisquer alterações. Não se coloca apenas “uma blusa, uma calça, uma bola, chinelo,...”, mas sim “blusa verde 18 da Tok Iguatemi, tamanho P; calça capri Gang, número 36, rosa com detalhe em branco,...” Só falta colocar o preço e as condições de pagamento.

O valor é outra imposição. O que vem a ser bem vindo com a condição financeira da maioria, ainda mais nessa época do ano. Mesmo assim sempre tem os sem noção. Minha sobrinha foi minha amiga secreta pelo segundo ano consecutivo. Entre as sugestões dela havia “Celular Nokia com câmera”. Por sorte havia um perfume dentro da faixa de preço estipulada (R$30,00).

Outro problema do Amigo Secreto lá de casa é o amigo do pai. Meu pai não entra em loja nenhuma que não seja supermercado ou ferragem. No ano passado deu a quantia em dinheiro pra minha irmã. Divertido né? E este ano me deu duas camisas pólo. Muito bonitas, mas obviamente minha mãe que escolheu e comprou.

O ponto positivo é a parte da divulgação dos amigos e entrega dos presentes. Uma boa dose de ironia sadia extravasando algumas “qualidades” e muitas risadas. Lá em casa pelo menos é assim. Tudo é motivo de diversão. Minha mãe iniciou dizendo que o amigo dela era uma pessoa que não tinha sexo definido: era o meu pai!

Feliz Ano Novo!!!

Todo final de ano é a mesma coisa: Feliz Natal e próspero Ano Novo. Há quem não goste do Natal e há quem o trate como um dia comum. Eu gosto, e lá em casa sempre tem festa. Nosso Natal sempre é muito feliz! Por isso, muito obrigado a todos que – ainda que de forma automática – desejaram Feliz Natal!

Agora o Ano Novo é um pouco diferente. Tem também essa parte automática do Feliz Ano Novo, Próspero Ano Novo,... e o ano que termina fica com aquela imagem de “já vai tarde”. O novo ano é cheio de promessas e esperanças e realizações muitas. Tudo isso se compacta dentro do “Próspero Ano Novo” e explode com os fogos da virada. Aqueles sonhos todos ficam muito mais bonitos coloridos e brilhantes em contraste com o negro do céu, e o P do “próspero” soa como o estouro de uma champagne.

Pois bem, não sei se com todos foi assim. Mas quero agradecer a todos que me desejaram Próspero Ano Novo. Foi um ano, sem dúvida, maravilhoso, no melhor dos sentidos que essa palavra pode ter. Um dos anos mais difíceis e prazerosos do aprendizado de jornalismo, em especial nas aulas do Leonam e do Holdfeldt; um ano maravilhoso no amor, que culminou num desejo de entrega mútua e uniu dois corações. Ali se ama e se escreve, a cada dia, um capítulo de uma linda história sem fim. Meu presente de aniversário, de Natal e de todos os dias. E pra finalizar, um ano maravilhoso para todos que, de certa forma, morrem de paixão pelo glorioso Campeão da América e do Mundo: o Sport Club Internacional!!!

Feliz Ano Novo!

1 comment:

Anonymous said...

Raul,

Lembro..
Em dezembro de 2005 desejei que 2006 fosse um ano muito intenso pra ti. Foi?!

Hoje, desejo que o teu 2007 seja um ano MA-RA-VI-LHO-SO!!! E que a felicidade seja companheira do nosso amor sempre!

Muitos beijos daqueles só nossos..
Te amo!

Minhas fotos no