Tuesday, July 31, 2007

Uma luz, enfim...

Depois de muitos anos, vejo breve, a conclusão do curso. E eis que uma pergunta que surge recorrente começa a me incomodar um pouco. Não que seja um incômodo de fato, mas por fazer parte daquela lista de frases prontas... É a cara da mamãe!, Tá muito nervoso?,...

No que tu pretende trabalhar depois que te formar?

Então, para esclarecer este questionamento, conto como fui parar no Jornalismo.

Eu tava em uma daquelas aulas entediantes de Álgebra Linear com a Vera Bauer, em que ela dizia que aqueles cálculos todos serviriam para determinar a distorção de um desenho, como aqueles gatinhos que víamos nos filmes. E imitava a cara torta do gatinho. Confesso que até hoje nunca vi nenhum gatinho torto, e mesmo que visse, o modo como foi distorcido não despertaria minha curiosidade.

Sem contar a grana que eu pagava, a empresa não oferecia nenhum incentivo, e meus colegas de trabalho que se formavam penavam muito para serem efetivados num cargo com requisito de curso superior. Ou seja, era uma perda de tempo e dinheiro, com toda sua redundância.

Decidi então quebrar a redundância e não perder mais o tempo. Faria sim um curso superior, mas que me desse prazer, e que nenhum professor quisesse me fazer entender a distorção dos gatinhos. Continuaria trabalhando normalmente, mesmo depois de formado. O Curso de Jornalismo seria minha realização pessoal.

E hoje, a um dia do início das aulas do último semestre confirmo. É claro que depois desse tempo todo, acabei conhecendo o maravilhoso universo da comunicação e suas diversas formas de atuação. Me daria muito prazer em atuar no rádio, na TV, no jornal diário, no cinema, enfim.. chego na reta final do curso saboreando o ensinamento que me é dado. E o guardo, por enquanto, como prêmio dessa realização. Só!

4 comments:

Anonymous said...

jornalismo é uma profissão belíssima,mas acredito que muito desgastante.acho que ter que estar o tempo todo com a mente alerta é complicado!boa sorte.

Mudança de Hábito said...

É amigo,
Pautar a decisão de uma carreira, baseada em necessidades ou oportunidades, nem sempre dá certo. Eu que o diga. Mas, ainda bem, que a vida é cheia de escolhas e que temos o discernimento de saber o que é melhor para a gente.
Boas aulas. Hj vou pra minha primeira aula do novo curso. Não sem antes comprar a minha lancheira do Transformers...hehehehe

Anonymous said...

... tenho certeza que breve , além de realização pessoal, o jornalismo te trará realização profissional tb, pois em algum lugar você terá que exercer o conhecimento que adquiriu e teu talento natural para escrever. Já exerce a atividade como um jornalista blogueiro...

grande abraço e boa sorte

Anonymous said...

Segue um comentário extenso:

É complicado isso de profissão, realização pessoal, ideais, família, querer conhecer as linhas de Nazca e não ter um puto...

É complicado mas é possível.

E eu te digo que sou um exemplo disso, apenas um exemplo entre vários.

Sou engenheiro
Cinco vezes por semana trabalho com números
Em média 70 horas semanais (é cansativo)
Uma vez por semana eu toco numa banda, com amigos
Uma vez por ano eu conheço algum lugar diferente do planeta
Mais de uma vez por dia penso na minha família e nos meus amigos
E sinto saudades sempre
Mais de uma vez por mês eu consigo matar essa saudade
Uma vez por dia eu brinco com minha cadela
Mais de uma vez por dia "brinco" com minha esposa
Mais de uma vez por ano vou a São Paulo a trabalho
Duas vezes por dia eu ando pela BR116 por 31,5 km
No mínimo duas vezes por dia corro risco de morte
Duas vezes por dia ouço rádio
No mínimo uma vez por semana eu vejo um filme
Tenho um joelho dolorido e por isso não jogo futebol uma vez por semana
Me lembro dos dias que bebia uma vez por dia
Que via os amigos todos os dias
Que jogava video-game nos finais de semana
Que olhava Spectreman uma vez por dia
Que lavava o carro do pai aos sábados
E que um dia queria ser músico.

Décio

Minhas fotos no