Monday, December 24, 2007

Ainda sobre a Puc...

Quando começaram os preparativos para a formatura, uma das atividades foi organizar a ordem de chamada dos formandos por afinidade. Como não sabia ao certo quem estava no final do curso, e a maioria dos meus colegas mais próximos ia se formar no semestre que vem, acabei deixando que me colocassem onde ficasse melhor. Depois vi que teria umas três ou quatro pessoas que poderiam compor esse grupo de afinidades comigo. Preferi deixar assim, e fiquei lá pelos últimos lugares. Por outro lado, se não havia ninguém com esse perfil de afinidade, também não teria nenhum desafeto.

Há uma semana fui procurado por uma formanda, colega na disciplina de Redação e Produção de Revista dizendo que precisava de um favorzão. Teve uma falta a mais do que o limite e, segundo ela, mesmo tendo feito todos os trabalhos, havia sido reprovada. Precisava que alguém (eu) dissesse que a chamada não era levada a sério pelos professores e a ajudasse a provar que estava em aula. O caso seria levado à justiça, e já teria uma advogada para tratar o assunto.

Fiquei surpreso. Já ouvi falar de casos de formandos que foram reprovados, mas não imaginaria que naquele grupo houvesse alguém com esse risco. Não saberia como responder, uma vez que não gostaria de me envolver numa situação assim. Além do mais, eu fui à maioria das aulas. E ia, não só pelo engajamento com a proposta da disciplina, mas porque justamente era feita chamada em todas as aulas. Dei conta do meu trabalho de conclusão e mais as quatro disciplinas que estava matriculado. Não seria justo, por todo esforço, meu e dos demais colegas, que eu mentisse num depoimento. Mesmo imaginando que não seria a melhor resposta, preferi o silêncio.

Da mesma forma fui retribuído, com o silêncio. A mesma colega, que perguntou se eu estava bem, dizendo que como eu não tinha ido ao ensaio da formatura ela poderia me ajudar, não trocou nem mais um oi. Ela participou da cerimônia de formatura, mas não pôde colar o grau. Terá de fazer a disciplina no ano que vem. Por ironia, acabou ficando na mesma fileira que eu. Quando a chamaram, cumprimentou os colegas próximos, menos eu. Quando me chamaram, fui cumprimentado pelos colegas próximos, ela não se levantou. Se dissesse que não me importava, estaria mentindo. Não fez nem fará diferença, isso sim, mas não queria, como disse antes, sair da Puc com sentimento de inimizade.

A formatura, a festa...

O dia não poderia ter começado melhor. O nosso tradicional café-da-manhã na cama teve um tempero especial. Geralmente eu faço o café e preparo a mesinha. Naquele dia eu fiz o café, mas ela pediu que eu ficasse na cama enquanto ela preparava o restante. Como era o dia da minha formatura, deixei. Entre as xícaras de café, as frutas e o bolinho embriagado, uma caixinha preta. Dentro, uma linda pimenta de ouro num cordão. Adoro surpresas boas, ainda mais sendo da minha mulher maravilhosa..

Estava um pouco ansioso com a festa. A Alice esteve sempre ao meu lado e me ajudou a preparar tudo direitinho, sem correrias, como eu faria. Levei os salgadinhos e docinhos para o salão durante a tarde, testei o chopp e voltei pra casa. Tomei calmamente meu banho e terminei com a champagne que tínhamos começado no almoço. Às sete horas fui pra Puc. Chegando lá, coloquei a toga e me recostei numa cadeira para amenizar o calor.

Já na fila para entrar para a cerimônia resolvi ligar para dois amigos de infância. Eu tinha pedido pro meu ái avisá-los da formatura, mas acho que ele não o fez. Minha mãe conseguiu o telefone do pai do Clayton. A mãe dele atendeu e me deu o seu número. Ele estava na praia, e viria para Porto Alegre, mas para uma outra formatura. Me deu o número do Thiaguinho. Ele estava em Porto, mas tinha um churrasco. Mesmo assim anotou o endereço da festa. Eu disse para os dois que estava ligando naquela hora, minutos antes de entrar para a cerimônia porque sabia que com os amigos de infância não se tem frescura. E foi justamente isso que motivou o Thiaguinho a chegar, às três e meia, na festa.

Lá na cerimônia, tirando meus três tropeços na toga e eu ter entrado pro lado errado das cadeiras, tudo ok. Quer dizer, quase tudo. Eu não tinha ido ao ensaio, não sabia o que fazer ou dizer. Fiquei atento ao que os colegas faziam, quem cumprimentavam e tals. Entreguei o barrete à Magda, coordenadora da Famecos, a galera gritou um forte TOCA RAUUUUUUL, e ela olhou para baixo, para a mesa. Me deu um desespero: estou fazendo algo errado! Olhei para a mesa procurando algum sinal. A Bíblia! Só podia ser isso, ela estava esperando eu pôr a mão sobre a Bíblia. Coloquei a mão direita, imaginando ser assim que teriam ensaiado. Ela me olhou, e assim como para os demais, me disse: “Lhe confiro o grau de Bacharel em Jornalismo”. E como eu, novamente, não sabia o que dizer, respondi: “assim o prometo”. Ainda bem que não me aproximei do microfone.

Depois os cumprimentos e a festa. Fiquei muito feliz com todos os que compareceram. Um pouco triste com os que confirmaram e não foram. Foi tudo muito bom. Não imaginava tantos e tão bons presentes. Amigos que eu não via há algum tempo, todos reunidos como as boas festas da galera, na mesma associação de sempre. E minha família ali, comemorando esse momento tão especial comigo. Minha maravilhosa Alice, linda, como sempre, mas com um brilho a mais. Tudo muito bom! Agradeço minha família e meus amigos que amo por terem proporcionado essa festa.

A todos, um Feliz Natal!

4 comments:

Anonymous said...

Raulzito,
tava muito massa.
parabéns!
FM

Anonymous said...

Tche Raul
Parabens.
Sei que a formatura é um dos momentos mais felizes na vida de uma pessoa.
(As canoinhas estavam maravilhosas)
Abraço

Anonymous said...

Pô Raul, que bacana!
Primeiramente, parabéns, jornalista! E ano que vem tem mais. Eu, o Rodrigão e o Luiz de uma vez só. Aliás, é em 2009. Dia 9 de janeiro de 2009.
Segundo, desculpa mesmo. Não fui a tua festa, mas foi por motivo de força maior. Ainda virão outras comemorações...

abração

Anne said...

Parabééééééééns Raul, coloca fotinhos de toga depois, pleeease...
Tchê, a Alice é lindaaaaaaaaa...
Sabes que muito te considero né guri?!!!

Minhas fotos no