Monday, March 31, 2008

Não assisto mais à previsão do tempo...

Não é que eu não goste. Justamente o contrário. Sempre gostei e respeitei muito, a previsão do tempo. Nas aulas de Radiojornalismo, com o mestre Stosch, aprendi a valorizar aquele pedacinho da síntese noticiosa referente às condições climáticas. Aliás, sempre impliquei com quem pouco fazia da diferença entre previsão e condições. Havia um tempo em que eu ouvia ou a Ipanema ou a Atlântida, de manhã, enquanto tomava café. E era na Atlântida, se não me engano, que toda manhã entrava o magrão dando a “previsão das ondas”. Como eu não surfo, não tenho o menor interesse em como está o mar, trocava de estação na hora. Ainda mais porque de previsão não tinha nada. Ele simplesmente dizia como estava o marnaquela hora. Hoje só escuto a Itapema, que felizmente não desperdiça o precioso tempo no ar com essas “previsões”.

Já a previsão do tempo eu sempre gostei. Não importava a mídia. Podia ser no jornal impresso, no rádio, na internet ou na TV, onde era mais legal, com aqueles infográficos animados e tal. Sempre que ia viajar conferia a previsão para a data naquele lugar. Só que a previsão do tempo – todo mundo sabe – sempre fura. Há umas duas semanas, o Sr, Cleo Kuhn afirmou, convicto, que naquele dia, começaria a chover até as 3 horas da tarde. Como o cara é conceituado, disse tão convicto, repassei a informação tri feliz. A chuva não veio nem às 3, nem às 4, nem até o final daquele dia.

Desde então, toda vez que anunciam a previsão do tempo, mudo de estação. Na TV não tem tanto problema porque vemos, na maior parte do tempo, filmes. E no jornal impresso, quando vejo um pedacinho daquela página verde da Zero, folheio duas e sigo adiante. Até agora não fez falta nenhuma. Nem guarda-chuva eu tenho.

4 comments:

Anonymous said...

Isso porque tu nunca ouviu que NÃO ia chover de jeito algum e saiu feliz para andar de moto...

Eduardo Grando de Andrade said...

Bah meu, por falar em tempo... Nesse findi passado foi a troca de horario (para o de verao). Nunca vi na vida, um frio ducaralho e estamos em horario de verao. Nao vejo a hora que chegue de uma vez as ''duas semanas de verao por aqui''. Grande abraco.

Anonymous said...

Desse assunto eu gosto e não ouso te convencer a "voltar a dar atenção". Mas repare:

É preciso levar em consideração que a previsão é feita para uma REGIÃO (bem maior que uma cidade). Então se não choveu em Porto Alegre não quer dizer que não tenha chovido em São Leopoldo, por exemplo.

Como eu trabalho em São Leopoldo, 30 km de POA, pude constatar algumas vezes clima chuvoso numa cidade e seco na outra.

As previsões melhoraram muito nos últimos anos e tendem a melhorar muito mais. São várias variáveis (Engenheiros do Hawaii) envolvidas e é necessário muito investimento para comprar equipamentos a fim de medir todas elas.

Mas esses investimentos estão acontecendo e é só questão de tempo.

Abração.

Rodolfo said...

Previsão para amanhã:Vai chover.
Ocorrido:Não chove.
Meteorologista:Se confirmou a previsão de chuva:Choveu em Pindamonhangaba.

Agora de matar mesmo é a atual ênfase em dizer que tudo é normal (por suas estatísticas):Furacão, tornado, veranico de junho (ai),etc.,etc.

Minhas fotos no