Monday, June 23, 2008

Florença...

Antes de mais nada, Florença – das quatro cidades que visitamos – foi a que mais me encantou.

Um pouco mais habituados ao sistema férreo, adquirimos os bilhetes de Roma para Florença numa espécie de caixa eletrônico de trem, com interface amigável em seis idiomas, entre eles o já saudoso português. Havia vários desses caixas, e várias opções de horários. Há dois tipos de trem também: o regional e o de alta velocidade (no qual viajamos), que levou cerca de 1h45min para percorrer 300km.

Da janela do quarto víamos a igreja San Lorenzo e a praça à sua frente. Ficamos em um hotel próximo à estação, junto ao duomo, a Catedral de Florença. Nossa primeira visita foi justamente a ela, com todos seus 463 degraus, e que nos ofereceu vistas das mais belas, algumas delas retratadas, outras muitas, não.

Impressionante é uma das palavras que dá uma idéia do que é Florença. Pode-se escolher outros termos para definir, de acordo com a percepção, não importa.

O “problema” é que tu anda na rua, e todas são ornadas com secular bom gosto de arquitetura; de repente, uma escultura feita pelo Michelangelo, algumas outras réplicas. Mais uns passos adiante, o Palazzo Vechio, ao seu lado, o Palazzo degli Uffizi, com a Primavera e O Nascimento de Venus, ambas de Botticelli, que se pode perder horas admirando-as. Ainda no Uffizi, um vasto acervo de obras belíssimas, impressionantes.

A noite vai caindo e Florença lentamente acende suas luzes. Cafés tímidos e portas fechadas, à luz do dia, ganham vida ao escurecer do céu e forma-se uma cena cativante. Inúmeros bares e restaurantezinhos ao longo das ruazinhas, cada um com seu atrativo. Por alguma razão ficamos cativos do Nutti, que ficava na nossa quadra. Depois de termos jantado ali por duas noites, decidimos pegar uma pizza deles e comer no hotel com um vinho que tínhamos. No Nutti, as pizzas custavam em torno de 7 euros. O garçon (ou gerente) nos cumprimentou, como de costume, intermediou nosso pedido com o pizzaiolo para que colocasse dois sabores na pizza e foi para trás do balcão. Sacou duas taças de champagne e as serviu numa torneirinha semalhante a uma de chopp. Imaginei que fosse pedido de alguma mesa. Veio em nossa direção e entregou as taças. Não poderíamos recusar, independente do preço. Imaginamos, sem querer acreditar muito, que seria uma cortesia da casa. Assistimos nossa pizza assar no forno à lenha até borbulhar a muzzarela. Quando fomos pagar, mais uma surpresa: nosso amigo pediu que o caixa cobrasse apenas 5 euros. Disse a ele que era porque era pra levar. A maioria dos estabelecimentos italianos cobra preços diferenciados entre mesa e balcão.

Assim, saímos muitíssimo agradecidos com o Nutti e o serviço da casa. Em meio a uma infinidade de turistas, sentimo-nos muito bem recebidos na bela Florença.

1 comment:

Eduardo Grando de Andrade said...

Proxima fermata... Barberini... saita lado.. destro!

Proxima fermata... Spagna... saita lado.. sinistro!

Hehehe.

Florenca e' realmente maravilhosa!!! Que bom que tenham gostado.

Grande abraco

Minhas fotos no