Tuesday, January 12, 2010

Pôr-do-sol em Oía

Um dos pontos-chave na ilha de Santorini era assistir ao seu magnífico pôr-do-sol na praia de Oía. Leia “ia”. Obrigado! É a ponta superior da ilha, então o sol se põe com os paredões rochosos e o mar azul ao fundo.

Seria nossa primeira longa viagem com o quadriciclo. Cerca de 8km para ir e mais 8 para voltar. Não sabíamos ao certo a que horas o sol daria seu espetáculo, mas sabíamos que uma certa multidão iria se aglomerar nas vielas, telhados e qualquer ponto estratégico para assistir. Então saímos do hotel por volta das 5 da tarde e iniciamos nossa viagem. Aquela motoneta não devia passar de uns 40km/h, mas com o barulho e a instabilidade dava impressão de estarmos a uns 80, pelo menos. Só que éramos ultrapassados por todos que não estavam de quadriciclo.

Depois de passar por alguns vilarejos, a estrada cortava uma paisagem de deserto. Apenas vinhedos de meio metro de altura e muita terra seca. Me senti no Easy Rider.

Quando estávamos quase chegando, depois de alguns sustos, a vista para a continuação de um penhasco mostrava um cemitério improvisado com cruzes, caveiras e sucatas de quadriciclos e motos. Tinha também alguma mensaem em grego que, por sorte, não conseguimos entender. Por um momento fiquei pensando que depois do sol se pôr seria noite e não havia um poste com lâmpada ao longo da estrada. Se minha cautela era máxima, tive certeza de que uma atmosfera repleta de deuses nos levaria de volta ao hotel ilesos.

Chegamos a Oía e começamos a identificar a trajetória do sol e procurar um bom lugar para ficar. Depois de muitas voltas numa espécie de labirinto de concreto branco, entre rampas escadas, um pouco de fome, pátios e telhados, achamos uma escadaria. Ali esperamos o sol se espreguiçar e iniciar sua descida diante de milhares de olhos e lentes rumo ao escuro azul do mar Egeu. Já ouvi algumas pessoas falarem que o pôr-do-sol do Guaíba é o mais lindo do mundo, e eu acreditava nisso. Depois de ver aquele pôr-do-sol não posso dizer que é o mais bonito do mundo, mas certamente é um dos melhores presentes que a natureza podia oferecer a estes olhos. E a partir de então prefiro deixar que em cada cantinho do mundo o sol monte seu espetáculo de acordo com a moldura oferecida.



No comments:

Minhas fotos no