Tuesday, November 30, 2010

Faça você mesmo...

Não gosto do rótulo de auto-dependente. Acho que é uma maneira ofensiva de dizer independência, e que no fundo é a mesma coisa. Noto isso desde os tempos de colégio. Sempre que a professora fazia uma enquete para fazer os trabalhos, eu votava para fazer individual. Quando eu tinha o único voto contra, pedia para fazer sozinho mesmo assim.


Eu perco tempo, às vezes quando não poderia perder; eu gasto mais do que gastaria se encaminhasse a tarefa a algum profissional. O resultado, então, deveria ser que ficaria bem feito: não fica! Fica do meu jeito. E essa é a questão. Por mais que eu perca tempo, gosto de ver a coisa acontecendo, mesmo que seja eu a pessoa que vai sujar as mãos. Em contrapartida, ganho o conhecimento, muitas vezes inútil, de coisas que eu jamais farei novamente.

Como eu sei que não é o certo a fazer, procuro me controlar. Mas aí os problemas se apresentam, e eu tento fazer a coisa pelo regulamento:

1) Problema apresentado;
2) Procurar o profissional;
3) Estabelecer a qualidade;
4) Estabelecer o preço;
5) Estabelecer o prazo;
6) Definir o profissional;
7) Entregar o problema;
8) Aguardar o prazo;
9) Problema resolvido;
10) Pagamento.

Problema 1: Celular não carrega.

1) Celular não carrega;
2) Profissional: Assistência técnica LG em Porto Alegre:
     a. Site não funciona
     b. Atendimento pelo telefone: ok.
3) Qualidade LG (sem comentários!)
4) Preço: garantia de fábrica: 360 dias, tempo de uso: 5 meses;
5) Prazo: 2 dias para diagnóstico e até 15 dias caso precise trocar alguma peça;

Travou aqui: até 15 dias para resolver qualquer problema que fosse, é um prazo absurdo. Para um celular..

Problema 2: Remover ninho de caturritas de uma torre. É necessário que a empresa que vai fazer a retirada seja acompanhada por um biólogo credenciado pela Prefeitura.

1) Remover o ninho;
2) Profissional: Biólogo credenciado:
     a. Celular direto na caixa postal;
     b. Prefeitura: telefone 99% ocupado; 1% chama até cair a ligação;

Problema 3: Carro com a lenta muito baixa, leve trepidação.

1) Lenta trepidando;
2) Profissional: Oficina X;
3) Qualidade: confiança...
4) Preço: R$150 para limpeza dos bicos injetores. Segundo o mecânico, resolve em 90% dos casos. Caso precise trocar alguma peça é passado o orçamento antes.
5) Prazo: 4 horas.

Travou aqui: 4 horas, 150 reais e um risco real de ser enquadrado nos 10% que caem no “orçamento”.

Eu não vou fazer sozinho nada dessas coisas, se bem que tentei abrir o celular, mas não achei a chave adequada. Mas é por isso que quando tenho a oportunidade de fazer eu mesmo, eu nem penso.

2 comments:

Alice said...

Santa paciência!!!

É preciso muita tolerância e persistência para fazer as coisas acontecerem..

Até parece que às vezes o universo conspira contra!

Beijo!

Te amo!

Nels.. said...

Problema 1: Entrega pra assistencia técnica, e reza;

Problema 2: Benditos biólogos, se fosse o meu telefone, funcionaria;

Problema 3: Eu praticamente pago mensalidade pro mecânico.. oh vida, oh azar!! :-(


Tá sortudo hein?

Nels..

Minhas fotos no