Eu e a Alice sempre fomos a prova em contrário do mito de que casar engorda. Nesses 5 anos ela manteve a forma, e eu já perdi uns, digamos, 8kg. O primeiro argumento válido foi a saída da noite. Em pouco tempo aliviei a balança e a conta bancária. Mas apenas este argumento não se sustentaria.
Depois desse primeiro passo reduzindo o tamanho das porções e o acompanhamento etílico passamos a observar a qualidade dos alimentos. Acho que o primeiro vilão a ser combatido foi a gordura vegetal hidrogenada. Esse combatido parece um termo forte. Evitado seria melhor. Porque certamente continuamos comendo. Mas quando podemos escolher, evitamos.
Mais tarde, depois de um teste de intolerância alimentar, suspendemos temporariamente alguns ingredientes que, aos poucos, retornaram ao cardápio. Nisso descobrimos um novo vilão, que passou a ser banido. Muito mais do que a gordura vegetal. O realçador de sabor glutamato monossódico. E eu adorava temperar peixes com aquele Fondor.. Puro glutamato!
Posso dizer que vivemos muito bem nessa dieta que é feita naturalmente, sem se preocupar com quantidades, apenas escolhendo produtos que não tenham esses ingredientes. Como hoje eu leio praticamente todas as tabelinhas de informação nutricional do que compramos, o sódio consequentemente diminuiu.
E agora, ao assistir ao documentário o Veneno Está na Mesa, de Sílvio Tendler, não há como não voltar as atenções à questão dos agrotóxicos. Para nós, que naturalmente já combatemos outras porcarias que tentam empurrar na nossa comida, acho que vai ser mais uma deliciosa melhora.
No comments:
Post a Comment