Thursday, January 19, 2006

As malditas cangas...

Não bastasse aquela mania ridícula de amarrar moleton na cintura no inverno, agora as gurias inventam essa de andar com canga pra cima e pra baixo. Inventam não, isso só pode ser criação de algum estilista sem idéia e puxa-saco de alguma gordinha que não queria mostrar o excesso quando levantasse da areia. No mínimo um dia a moça levantou da areia com a bunda parecendo um croquete gigante e percebeu os olhares malévolos e caçoantes dos homens barrigudos à volta. Porque de barriga de homem ninguém tira sarro. Se tira é algum amigo, ao que o barrigudo recebe com o devido carinho de amigo e até ri.

As mulheres não. Elas têm esse negócio da disputa pelas melhores formas. Ou menos piores, em alguns casos. Elas sabem que o homem sempre vai olhar quando elas levantam, não importa que sejam gordinhas ou magras demais. O homem sempre vai olhar. Uma mulher em vias de se levantar da areia é motivo de atenção geral na praia. Podem ver, até os gurizinhos que estão brincando de pazinha param pra ver aquela tia se levantando pra entrar no mar ou buscar um milho.

Só que essas tais de cangas estragaram tudo. A mulher já levanta se enroscando naquele pano colorido e sacudindo areia em todo mundo na volta. Enrolam uma parte na bunda e outra na barriga. Algumas chegam a puxar até o ombro, aí sim não sobra nada pra ver. E na mesma habilidade e desrtreza com que se levantam, chegam até a cadeira ou ao espaço que estavam e tiram o trapo maldito. Ninguém viu! Aliás.. se alguém viu foram os fotógrafos do Correio ou do Diário Gaúcho. Só eles conseguem ver! Sem contar a posição que elas ficavam pra enrolar a esteira.. seguravam da pontinha, num exercício maravilhoso de alongamento e iam enrolando. Nada daquela sacudida de areia sem graça da canga.

Bom era quando eu era criança. As mulheres carregavam esteira. De palha, compradas nos Artesanatos da avenida. Praia geralmente só tem uma via chamada de avenida. A maioria dos veranistas não sabe nem o nome, só sabe que é avenida. E só quem tinha esteira era a mãe, as filhas geralmente ficavam em cadeiras de praia ou num cantinho da esteira da mãe enquanto esta se ausentava. Esteira e guarda-sol, a alegria dos marmanjos barrigudos. O problema é que nessa época eu não era um marmanjo barrigudo. Era apenas um desses gurizinhos que bricava de pazinha. Até olhava pra alguma tia que se levantava, mas sem saber o motivo, era só porque todo mundo tava olhando mesmo.

Dia desses vi uma saudosista da esteira. Também, deve ter feito um rancho no Artesanato da avenida. Em tempo: lá em Quintão chama-se Artesanato São João. Chegou na praia com um guarda-sol de pano, verde com estampa de peixinhos, desses que só se compram em artesanato mesmo. Hoje em dia a maioria é promocional de empresas de telefonia. Bom.. guarda-sol de pano, chapéu de palha, bolsa de saco de trigo com alça de bambu, mateira de couro e.. a esteira, óbvio! Soltou o nozinho e.. flap, a esteira rolou e se estendeu sobre a areia.

Outro grande problema da canga é quando a mulher se deita sobre ela. Como geralmente é confeccionada em tecido fino, o ar embolsa embaixo, ficando uns gomos altos que fazem a gente confndir com as curvas da moça. Um saco! A esteira não, a esteira fica bem retinha!

Mas nem por isso as curvas da moça estavam à mostra. Uma camiseta e um shortinho de brim escondiam o biquíni. Mas logo logo ela teria de tirar.. Nem dei ouvido aos convites de jogar frescobol com os guris. Fiquei bem sentado, abri uma latinha bem gelada de Polar e esperei... Ela armou o guarda-sol perto da esteira, largou a bolsa e a mateira ali do lado, olhou pro mar e começou.
Tirou o chapéu de palha e sacudiu os cabelos. Não me pergunte o porquê.. o cabelo ficou igualzinho. Mas sei lá.. mulher tem essa mania também de sempre sacudir os cabelos quando tira o chapéu ou boné. Cruzou os baços na cintura e tirou a camiseta. Um piercing! Sacudiu mais uma vez os cabelos.. Era uma bela mulher. Não tinha mesmo por que se esconder em uma maldita canga. Só faltava o shortinho de brim.

Enfim, depois de adulto eu veria uma beldade expor suas maravilhosas curvas ali, bem pertinho, numa esteira! Uma esteira retinha, sem nenhum gominho de vento embolsado, sem que voasse areia em mim quando ela se levantasse. Comecei a imaginar, no pequeno intervalo entre tirar a camiseta e o shortinho, como seria a parte de baixo do biquíni. Se seria grande ou bem pequenininho.. se seria da mesma cor da parte de cima. Mil coisas, imaginei.. minha latinha de Polar já devia estar quente a huma hora dessas. Botei os olhos na latinha, bebi um gole já meio quente e voltei a admirar a moç...a, PQP!!!

Mais que depressa, enquanto dobrava os joelhinhos pra se deitar, sacou da bolsa de pano uma...

Maldita canga, colocou sobre a esteira e se deitou. Só depois foi tirar o shortinho, só depois que o vento já tinha embolsado.

Malditas cangas!

4 comments:

Anne said...

hahahahahaha...mto engraçado...fiquei na expectativa do grand finalle...hahahahaha.Confesso que tive a mesma decepção que tu...tchê eu tenho esteira ainda.Duas por sinal;todas estas coisas mais antigas eu tenho, minha mãe e tias guardam e eu uso achando tudo o máximo...hahaha...sou quase um museu.Adoro quando tu ficas saudosista pq falas um pouco do meu mundinho...:)

E teu vinil...pssss...vou ficar com ele pra mim...

Virgínia Rhodenbusch said...

eu tenho uma bela canga laranja. mas na verdadeira gostaria de levar um lençol pra beira da praia. hahaha

Anonymous said...

Eu não gosto de canga. Acho aquele pano muito feio, mas agora eu ganhei uma de presente e não sei o que fazer.

E hoje:

Ela diz: Lari!!! alguém veio te visitar.

Ela diz: - Entra Raul

- Entra Raulllll!?

Olho para baixo e vejo a cachorra entrando no meu quarto toda faceira e abanando o rabo.

Acho que não é só eu que não sou daqui... é de família. E tu? o que achas? :)

Beijo

Anonymous said...

Raulzito... vc já deitou numa esteira? Além de pinicar, ainda deixa a barriga ou bunda toda listradinha! Eu odeio esteira: aquela coisa fica úmida pq fica na casa de praia o ano todo. Ou escondida em algum canto do nosso apto... pq não dá pra guardar no guarda-roupa pq tem um cheiro horrível. A canga vc lava e pronto: pode guardar em qualquer lugar porque fica perfumada. A esteira ataca a minha rinite alergica! Só de pensar em deitar numa esteira: Atchin!!!

Minhas fotos no