Friday, January 13, 2006

Velhos.. riamos enquanto podemos..

- Raul, eu vou usar o telefone ali embaixo tá? – adentrou a guria da limpeza aqui na sala. Afoita. Esbaforida.
- Claro, Judite! Nem precisa perguntar! – deixei-a bem à vontade.
- Tu acredita que uma velha bateu boca comigo ali embaixo agora? – desabafou. Senti que ela queria falar alguma coisa.
- É mesmo? Por quê?
- Eu tava ali lavando o pátio e a calçada e ela já chegou me metendo a boca: “tu não vê televisão? Tu não sabe que a água tá escassa? Como é que tu tá aí lavando a calçada com essa mangueira?” tentei falar que é ordem da empresa que a gente lave a calçada todos os dias, aí foi pior..
- Hum..
- Ela disse que eu vou morrer como empregada, que eu sou ignorante, que eu devia me impor.. olha, Raul, ela me colocou abaixo do cocô do cachorro.
- Olha, Judite.. eu até não tiro a razão dela. Eu acho totalmente desnecessário lavar a calçada, mas ela bem que podia ter falado com jeito.
- Que nada, ela mal me viu e já veio me meter a boca.. pegou meu número de matrícula e disse que vai me denunciar.
- Mas que bah!
- Aí eu vou ligar lá pra empresa pra eles já ficarem cientes.
- Tá, vai lá.. não te preocupa que não vai acontecer nada. Talvez só mudem a prática de lavar a calçada.

Aí eu chego em casa e vou ter com meu pai. Meu pai é bem diferente da minha mãe. O que ela tem de falante ele tem de fechado. Só estamos eu e ele em casa, minha mãe tá na praia. Commo eu não sou muito de puxar assunto, e ele menos ainda, quase não nos falamos. Os diálogos se repetem todos os dias..

- Calor né?
- Bah..

E assim vai.. “calor né?”.. “Bah!” Só que dessa vez, munido da história do bate-boca da Judite com a velha, resolvi dividir com ele.

- Pai, tu acredita que uma senhora vizinha lá do serviço bateu boca com a guria da limpeza porque ela tava lavando a calçada?

Ao que ele responde com toda a convicção de um aposentado que passa boas horas do dia em frente à TV, assiste a todos os noticiários e lê o jornal de cabo a rabo:

- Mas isso é tudo conversa fiaaaaada. O Guaíba aí tem água aos monte. Isso é tudo conversa fiada desses cara aí.

Juntei o queixo do chão e me recolhi ao meu quarto, me conformando que a falta de assunto ainda era a melhor opção.

3 comments:

Anonymous said...

Oiê Raul,


Estive um tempo ausente, deixei meu blog e hj tenho apenas o Fotolog!!!! Bom ver que vc continua escrevendo deliciosamente bem!!!

É... tb acho que as vezes o silêncio e as conversas monosilábicas ainda são a melhor opção!!!

Bjos^.^

Sergio Schuler said...

o lance é chamar no professor style.

Anonymous said...

Outro beijo.

Agora com marca registrada...

Minhas fotos no