Monday, May 29, 2006

Aquele quadro...

Logo abaixo do quadro estava escrito: "Este quadro não é de se apaixonar, lembre sempre disso". Fiquei intrigado com aquela legenda e a guardei. No mesmo instante ouvi um comentário.. "Eu sei!" Algum tempo depois vim a saber.. o quadro era sim, de se apaixonar. Mas era muito caro e esse era o risco.

Por vezes nos deparamos com situações assim. Não existe uma lógica no valor das coisas que nos apaixonam. E quando menos esperamos estamos pagando preços loucos pra visitar lugares, conhecer melhor as pessoas, comprando quadros.

Desde que a saúde não me falte quero viver loucamente assim, sem lógica, sem preço, sem medida e sem tamanho. Nunca sem prazer, frio na espinha, arrepio e pele. Olhar e sorriso, sempre com sorriso no olhar. Assim entendi que por mais que aquele pintor tenha colocado lá, aquela legenda, havia, no fundo outro sentido. Vã tentativa de ocultar o valor sem preço de tamanha entrega.

3 comments:

Anonymous said...

Leonardo? Van Gogh? Portinari? Picasso? Dalí? ou wallpapers da Wall Street Posters??? hahaha...
Que bela fase, hein amigo???
"Chuta que é macumba!!!" Hahahaha!
Beijos!!

Anonymous said...

Adoro teorias e de repente este teu post fez eu me lembrar da frase: A arte é a mais bela das mentiras. (Claude Debussy). Neste contexto, a frase escrita abaixo do quadro: "Este quadro não é de se apaixonar, lembre sempre disso", me faz lembrar que a paixão é algo muito caro e belo, mas uma grande mentira, assim como uma obra de arte, cujo autor a idealiza e a personifica por um desejo próprio e singular, um extremo egoísmo e vaidade pessoal, mas tem a pretensão de ser universal. No entanto, o que seria do homem sem a arte? O mesmo poderia se dizer da paixão. A paixão nos torna singulares, um tanto egoísta, porque ficamos entorpecidos, embriagados pelo desejo intenso de ter alguém ou alguma coisa, mas não deixa de ser um sentimento universal, no qual o ser humano despende suas forças, lançando se na conquista. Uma grande mentira, porque a paixão, assim como a arte se esvai em si mesma, só tem significado em si mesma. No entanto, a paixão também é indispensável. O que seria do homem sem a paixão? Não haveria nenhuma espécie de criação, com certeza. Arte e paixão são tão prosaicas quanto a natureza humana e tão dissimuladas quanto os artifícios que as adornam e as mistificam. Sim, Debussy tinha razão, mas esqueceu de falar da paixão. E, você, a cada linha consegue estimular pensamentos como esse rsrsrsrs, mesmo que complexos.... não consigo ser simples (acho que tb sou uma grande mentira rsrsrs)

Virgínia Rhodenbusch said...

bah. amei. lindo texto!
bj!

Minhas fotos no