Friday, June 02, 2006

Significados de um tchau..



Um tchau, geralmente, é a última palavra de um diálogo. É o que caracteriza o desligamento, seja ele físico ou não.. um telefonema, uma conversa no msn, um email..

Quando sentimos segurança em relação a alguém, um tchau é apenas como reticências, um segue, um continua, um até mais. Quando não, assusta. Não dá a certeza de um novo oi. Dependendo das circuntâncias que antecederam o tchau, em contrapartida àquela falta de segurança, essa incerteza assusta mesmo.

Podemos pensar que cada tchau pode ser uma despedida, ainda que já venha carregado de saudade. Um tchau ouvido como adeus pode ser a despedida mais triste quando se trata de alguém que se gosta e quer muito.

E não vai ser em palavras que um tchau vai mudar de significado. Deixar de ser despedida e se tornar até breve... Pequenas atitudes e gestos, com o passar do tempo, carregarão um tchau – antes de partida, sem garantia de retorno – de elementos que cada vez mais o deixarão com cara de até logo: o tom de saudade na entonação, a linha de um olhar, que estica sem romper, um derradeiro carinho, suave.. um último toque nas pontas dos dedos, que se seguram e.. finalmente se soltam, mas não pra se desprender.. como um último gole numa taça de um bom vinho que anseia encher novamente e ser deliciosamente degustado.

E por mais que tudo isso aconteça, o gosto bom da certeza incerta de uma despedida sempre vai deixar um próximo oi.. melhor do que todos os anteriores. Quando um tchau for o selo de algo saciado, aí sim seria de assustar. Por isso um bom tchau tem que ser, na origem, assim, tênue a um adeus, mas tão carregado de saudade que um medo bom o fará soar como um até breve...

No comments:

Minhas fotos no