Monday, July 17, 2006

A saga do telefone...

Nunca tive muita sorte com telefones celulares. Na verdade, nunca é muito tempo. Já pude sim, receber e fazer chamadas normalmente, olhar para o visor e ver ali as funções básicas prontas para serem usadas, terminar uma ligação e o telefone continuar ligado.. essas coisas que qualquer telefone celular faz.

Uma coisa que nunca fui mesmo, é exigente quanto aos extras. Capacidade de memória, câmera fotográfica, não sei quantos torpedos ao mesmo tempo.. essas frescuras. Telefone pra fazer e receber chamadas e pronto.

Ia tudo muito bem até meados de 2003. O bom e velho 5125 resistia a todas as provas às quais era submetido. Tombos sucessivos, o coitado sofria. E sempre manteve-se inteiro. A não ser a antena.. Ai ai! Será que nunca tive nenhum telefone que ficou intacto mesmo? Pois esse a antena vivia quebrada! Eu a colava com Super Bonder, mas não durava muito. Mas pelo menos funcionava!

Eis que ganhei um novo. Um 8260.. a vedete dos TDMA. Não durou 2 dias. Eu tava ali no posto da Silva Só esperando um amigo. Eu num carro e ele noutro. Eu tinha parado o carro ao lado da lojinha de conveniência: telefone novo no ombro esquerdo, cabeça torta pra esse ombro, copo de cerveja na mão esquerda e mão direita segurando o volante. Meu amigo pára o carro ao lado do meu e diz ao telefone: “olha pro lado!” Não tive dúvidas, virei a cabeça pro lado esquerdo. Blubpt! No mesmo instante senti que faltava um pesinho sobre o ombro esquerdo. Olhei pra dentro do copo e vi o telefone que ganhara havia dois dias submerso na cerveja.

Com umas sucatas de telefone consegui trocar o display. Funcionou até.. A tecla do número 2 ficou com um mau contato. Volta e meia eu o abria pra dar uns ajustes. Na festa de final de ano da vivo resolvi me atirar na piscina. Cheguei num colega de confiança e deixei com ele as chaves do carro, carteira e máquina fotográfica. Pulei na piscina! Com o telefone no bolso!!! EEEEEEEEEEEEEEE!!!! Apelidaram o telefone de Aquaplay! E o pior é que funcionou depois, por mais uns dias. No final de 2004, com o advento do CDMA, ganhamos aparelhos novos. Eu digo ganhamos pois trabalho na vivo e não precisamos comprar telefone. Eu tava passando a virada do ano em Imbé com uma turma de amigos, então, nova. Já estávamos no último dia do final de semana e fomos dar um pulo na praia. Eu tava ali, bem tranqüilo.. brincando na areia e tomando uma ceva. Até que veio uma onda invasora, daquelas que fazem todo mundo sair correndo e levantei-me correndo. A bolsa com as minhas coisas (máquina fotográfica, celular, carteira,...) tava um pouco longe de mim e alguém a levantou a tempo de não molhar. Molhou só a alça. Era uma bolsa dessas novas, com compartimento pra telefone onde? Exatamente! Na alça! Esse não teve nem choro, a água do mar fez o bichinho morrer na hora.

Fui fazer a solicitação na intranet. Nome completo, matrícula, Rg, tipo sangüíneo.. e passar pela aprovação de uns 5 gestores. Ao que passava uns 5 dias eu consultava no sistema. Pedido cancelado! Isso aconteceu umas 4 ou 5 vezes. Uma hora era porque não tinha o tal modelo no depósito, outra era porque um gestor esquecia de aprovar.. e a cada cancelamento desses eu tinha que contar toda a história por telefone antes de fazer um novo pedido.

Abre um parêntese

Nesse meio tempo eu fiquei usando emprestado um telefone do meu chefe. Durou as três semanas de novela do novo pedido. Fui carregar a bateria pra entregar a ele com um carregador de outra marca... Tééééc! Um cheirinho de queimado e nunca mais ligou. Tá aqui na gaveta até hoje.

Fecha.

Passadas as três semanas recebi o telefone. Bem bonitinho! Meio gay até! Branco com azul-claro, parecia uma saboneteira. Mas funcionava que era uma maravilha até o primeiro tombo. “Searching for network...” era a mensagem que aparecia no display. Aí tu dava uma torcida nele e ele voltava a funcionar. Fiquei nessa função de torcer o telefone até o final do ano passado, quando não adiantava mais torcida, porrada nem nada. Antes de fazer o novo pedido tive que pegar um laudo com a assistência técnica. Resultado do diagnóstico: “sem conserto”. Mais três semanas de novela de pedido na intranet e, enfim, um telefone novo!

Nunca entendi por que este telefone não funcionou direito. Não me lembro de tê-lo derrubado, nem de ter derramado nada nele. Mas logo que o recebi já começou a dar umas rateadas. Muito raramente, é bem verdade, mas rateava. Se desligava sozinho, aparecia aquela mensagem de “searching for network...”

Pra quê aquelas reticências??? Pra eu ficar esperando? Nunca achou a network, se quiserem saber. Tinha que desligar, tirar a bateria e ligar de novo. Só que o problema foi aumentando, até que não funcionou mais mesmo. Fiz uma intervenção cirúrgica com um papelzinho dobrado e o dito funcionou por uns 2 meses, rateando bem lá de vez em quando.

Hoje meu telefone tem a duração de uma chamada. Se ele não desliga durante a conversa, desliga no fim. Simplesmente apaga! Em todas, literalmente! Por conta disso me vi obrigado a pedir um novo telefone; conseqüentemente, a concordar com todos aqueles que dizem que o call center da vivo é o pior que existe.

Hoje foi a nona vez que liguei..

- Você está ligando do número tal tal tal... (como se eu não soubesse..) se quiser alguma informação de outra linha, digite o número da linha com o código de área.
- ...(digito o número)
- Após falar com um de nossos atendentes, não desligue! A vivo precisa da sua opinião. Carolina Queiroz, no que posso estar ajudando?
- Meu telefone.. blá blá blá..
- Senhor, qual o número do aparelho pra que eu possa estar olhando no sistema?
- Por que vocês pedem pra eu digitar o número se eu vou ter que dizer depois?
- Senhor, faz parte do procedimento. O senhor pode estar falando o número da linha?
- 51.. 99...
- Senhor, seu pedido foi cancelado porque o modelo pedido saiu de circulação. Estava dando muita reclamação.
- :| E vocês não iam me avisar? Por que pediram um outro número de contato?
- Sengundo consxta no sistema, foi tentado contato com o senhor e não foi conseguido.
- Ninguém tentou contato.
- Senhor, então eu não saberia estar lhe dizendo. O senhor terá que estar fazendo um novo pedido... blá blá blá...

E assim foi. Fiz um novo pedido que deve demorar uns 5 dias pra que chegue o aparelho. Isso, claro, se não ocorrer nenhum contratempo. Mantenho-vos informados.

2 comments:

Anonymous said...

hahahahahaahahahahahahahaha....
Essa sim, é uma típica histórica Raulzesca!! Tava com saudade disso.
Depois de apaixonado, parece uma libélola com frases românticas e pontuações sem fim..."Ô doutor!! Isso é uma bichona!!!!"
Brincadeira amigo!!
Amigo feliz, amigos felizes....
Te amo!!!

Anonymous said...

PASSANDO RAPIDINHO PARA DEIXAR MEU BJ E SABER COMO ESTAS!

TE DOLOOOOO GURI!

Minhas fotos no