Thursday, August 24, 2006

A fila do buffet...

Uma vez por semana, ao menos, almoço com uns amigos aqui perto. E tem um deles que sempre reclama tão logo entra no restaurante.

- Bah, vamos embora daqui, vamos comer em outro lugar. Detesto fila pra comer.

Até que ele tem certa razão. Mas a comida dali é boa, e levando em conta o tempo de deslocamento até outro estabelecimento, e o risco de também estar cheio, acabamos ficando. E ouvindo os reclames desse amigo.

- Detesto esperar pra comer.. – fica ele resmungando.

Fosse só a espera por uma mesa, pelo tal restaurante ser muito procurado, tudo bem. Mas existe também a fila no buffet. Essa sim é triste. Tem gente que simplesmente não pensa no conjunto. É a minha vez de servir e danem-se os outros.

A pessoa analisa os pratos, escolhe um sem nenhum defeitinho de fabricação. Depois o garfo, de preferência com nenhum dente torto ou amassado e, por fim, a faca, com o fio devidamente em dia. Isso são só os instrumentos. Aí então passa-se a escolher o arroz. Primeiro o figura dá uma amassada no arroz, pra soltar a parte a ser servida. Mas não toda a parte. Dentre os grãos soltos escolhe-se uma porção. E a pessoa de trás esperando. E a fila aumentando.

O alface! Tem gente que escolhe o alface! Eu imagino o trabalho da cozinheira soltando as folhas do pé e as lavando. Qualquer uma é uma. Estão todas devidamente selecionadas. Mas não, as pessoas precisam avaliar a área da folha de alface e a textura do verde.

E aqueles que tentam se enganar no buffet e se matam na sobremesa? Bah! Mulher então... Chegam a catar dois ou três grãozinhos de feijão, e duas bolinhas de ervilha. Se cai uma a mais no prato é retirada. Controle de qualidade extremo. E a fila aumentando. Depois comem dois pratinhos de pudim de leite condensado. Pra compensar – argumentam.

E assim os restaurantes ganham essa fama, de que são cheios e têm fila até pra servir o buffet. Certas pessoas deviam encarar um bandejão de RU pra ter mais modos.

2 comments:

Anne said...

Bah Raul, eu amo o bandejão do RU.Teum um na esquina de casa.Amava almoçar lá...hahahahaha...com saudades tuas guri sumido...Anne

Virgínia Rhodenbusch said...

hahahaha. eu tbm detesto fila de buffet. e o pior é que quando chego, tô tão puta da cara que me atraco no primeiro prato, na ânsia de me servir logo. Mas o brabo é que geralmente as saladas vem primeiro, então pego qualuqer torço sem gosto só pra aclamar os ênimos. Depois descarto na mesa. Louca. Total.

Minhas fotos no