Friday, January 11, 2008

Chutando o balde

Não tenho muita paciência com o tele-atendimento das empresas. Acredito que muita gente não tenha, é enervante. E nesses últimos dias, em época de colocar algumas contas em dia, tenho brigado para não pagar cobranças indevidas, facilitar o pagamento, conseguir alguns descontos, o que tem gerado conflitos.

Há dias aguardava a chegada de um carnê com as prestaçã. No momento da compra, lembro que negociei com o vendedor até chegar num valor de parcela que batesse o que o meu banco havia oferecido. Cheguei a desistir da negociação, mas o vendedor me buscou quando eu já estava indo embora pra dier que, enfim, chegara ao valor. Tudo bem. Voltei e fiz a compra. Preenchi o vasto formulário para liberação do crédito, assinei as muitas vias, anexei os documentos e fechamos, ambos satisfeitos.

Quando voltamos da praia, domingo, o carnê estava no corredor do prédio. Algum vizinho o recebeu e o deixou ali, num balcãozinho de vidro. Abri e constatei dois problemas: só tinha o número do prédio, faltava o do apartamento, e o pior, o valor da parcela, que tanto negociamos, era acrescida de uma Tarifa Administrativa de 3,90, o que, em 48x dava um total de R$187,20.

Então, na segunda comecei as negociações de reclamação. O vendedor me alegou que sabia da cobrança, mas não avisou porque não sabia o valor exato. Por que não deixou que eu tratasse com meu banco? - me pergunto até hoje.. Tentei em vão ligar para o telefone que tinha no carnê. Nada! Fui até a agência, no centro.

- Infelizmente não temos como isentar essa tarifa.
- Mas essa tarifa é de administração bancária. Eu quero pagar diretamente pra vocês.
- Não tem como, senhor. Nosso banco é o tal. Não recebemos pagamentos.

Saí mais indignado e voltei a falar com o vendedor. Já de saco cheio, ironizou que se eu fizesse questão dos 3,90 poderia passar lá todo mês para pegar a quantia, mas que achava isso um exagero de minha parte. Eu disse que se para ele era exagero quase 200 reais, pra mim não era. Ele viu que eu estava levando realmentre a sério e disse que ia dar um jeito.

Minutos depois me ligou dizendo que falara com uma funcionária do banco e garantiram que se eu pagasse no caixa da agência poderia exigir a não cobrança da taxa. Fui até lá, fiquei meia hora na fila e nada.

Estava (e estou) disposto a levar o caso ao Juizado de Pequenas Causas. Mas precisava da cópia do contrato. Liguei novamente para a financeira para corrigir o endereço e ver se o contrato havia sido entregue.

- Para sua segurança esta ligação está sendo gravada.
- Senhor, para alterar o endereço é preciso o senhor estar mandando o novo comprovante de endereço para o nosso fax...

- Não. Eu não quero alterar o endereço, eu quero corrigir. Só está faltando o número do apartamento.
- Pois então, para estarmos fazendo essa alteração precisamos que o senhor esteja enviando o comprovante.
- Só um pouquinho, quando eu fiz o contrato eu anexei a cópia do endereço.
- Mas pra estarmos alterando o senhor precisa mandar de novo.

Aí foi foda!

- Vocês colocaram fora meu comprovante?
- Sim.
- Tu tá dizendo, nessa ligação gravada, que o documento que comprova meu endereço foi colocado no lixo...
- Não.

Obviamente, depois disso, quando tentei falar da tarifa administrativa, não obtive o menor êxito. Mas insisti, desliguei e liguei novamente.

- Bom dia.
- Bom dia. Eu queria confirmar meu endereço.
- Qual é o seu endereço, senhor?
- Rua tal, número tal, apartamento tal.
- Cep?
- Tal. Tinha o número do apartameto aí?
- Não, mas eu já coloquei aqui no sistema.

Ela confirmou mais alguns dados e passamos para a tarifa administrativa.

- Olha, o que eu posso estar fazendo pro senhor é mandar uma fatura avulsa de pagamento antecipado. Aí sem a taxa de 3,90.

- Ótimo, e como tu vais mandar?
- Eu mando pro email.
- Muito obrigado!

Antes de ela terminar de falar já estava no meu email. E pude pagar pelo meu banco na internet, como as outras contas. Simples!

****

Depois eu conto como chamei o funcionário do Detran de veado.

2 comments:

Anonymous said...

Raul,
precisamos conversar!
Tenho umas contas em atraso e preciso negociar os juros.
Conto contigo!

Unknown said...

Bah meu, ao mesmo tempo que é muito engraçado é também muito triste. Central de atendimento é muito, mas muito foda. Aquele abraço. O que matou a pau foi a fotinho da menininha num telefone...EDU.

Minhas fotos no