Wednesday, February 27, 2008

Procura-se uma lagartixa

Ontem comecei a esboçar um texto que não completou uma frase. Acabei me entretendo mais com o anúncio que ilustraria nossa busca.

Sexta passada, quando estava vestindo uma calça para sair para trabalhar senti algo leve passando rápido pela perna esquerda, na altura da meia. Em seguida surgiu no assoalho da sala, depois de passar sobre o meu pé, uma lagartixa criança e pretinha. Com os bracinhos esticados e a cabeça erguida, olhava para os lados. Chamei a Alice pra ver o bichinho. Ela divertiu nossa manhã, nós que não temos cachorro e não gostamos de gato. À noite, na mesma sexta, quando saí do banho lá estava ela, no trilho onde corre a porta do box, toda molhada. Tive o cuidado de deixá-la sair sem que se machucasse. Acabou indo para a sala novamente, ali por perto do teclado.

Na manhã do sábado ela estava na cozinha. Estávamos decididos: era o nosso bichinho de estimação. Bem diferente de um cachorro, que tu pode chamar, alimentar, prender, soltar, dar banho, etc. Uma lagartixa é independente. A Alice tentou colocar uma mosquinha perto dela, isso já no domingo, quando estava perto da cafeteira. Mas nada de a lagartixa comer a mosquinha. Acho que só come insetos vivos, como os sapos. Ficamos preocupados porque não vimos ela comer nada e estava sempre do mesmo tamanho. Não sabemos a que taxa cresce uma lagartixa, mas imaginamos que cresceria mais rapidamente. Enfim, o apartamento tem vários cantinhos com insetos disponíveis para alimentá-la. Teria que descobrir como fazê-lo sozinha.

Só que no domingo o pior aconteceu. Quis registrar a imagem do nosso bichinho numa foto. Acho que ela não gostou, pois após p flash saiu correndo pra trás do fogão com suas perninhas miúdas e pretinhas. Não mais apareceu. A Alice disse que foi por causa da foto que ela deve ter ido embora. Depois admitiu que tentou pegá-la com a mão. Pobre bichinho. Não teria como saber ao certo por que ela foi embora, e ela foi. Ficou um final de semana conosco e fugiu. A Alice chegou a sugerir que comprássemos uma nova. Mas acho que deve ser difícil achar nas lojas do ramo. Na Seguézio, pelo menos não achei. Então, numa tentativa derradeira de encontrá-la, fiz esse cartaz. Preencheria com os dados e o espalharia pelos corredores do prédio. Alguém iria achá-la e nos devolver.

Até que ontem à noite a Alice me chamou:

- Amor, olha quem tá aqui!!!

Fui correndo até a cozinha e lá estava ela. Pequenininha e pretinha, talvez um pouco mais ressabiada. Mas estava lá. Se chegou a fugir ou se só estava escondida não sabemos. O que importa é que voltou e agora está lá. Às vezes perto da geladeira, outras vezes mais pro lado da cafeteira, mas sempre na cozinha, agora.



Fredda

2 comments:

Anonymous said...

isso tá mais pra jacaré do que pra lagartixa!

lá em casa eu chamo elas pelo nome..
a garagem tem várias!

Anonymous said...

raulzito, faz uma consulta pública para escolher o nome dela.
:o)

Minhas fotos no